Notas

 

·Mestres João Pequeno e João Grande 

“Eles serão os grandes capoeiras do futuro e para isso trabalhei e lutei com eles e por eles. Serão mestres mesmo, não professores de improviso, como existem por aí e que só servem para destruir nossa tradição que é tão bela. A esses rapazes ensinei tudo o que sei, até mesmo o pulo do gato”.

Mestre Pastinha

 -----

·A estética no jogo da Capoeira Angola (mestre Moraes 26/4/2009)

Falar de estética no jogo de Capoeira Angola é trazer à baila uma discussão sobre o que é belo e o que é feio. Etimologicamente, a palavra estética vem do grego aisthesis que dentre outros significados quer dizer também "percepção totalizante ", daí o erro daqueles que querem ver a beleza analisando só o exterior do objeto sabendo-se que a beleza é subjetiva.

O cognocentismo cartesiano é de pouca valia na questão do que é belo ou feio, mas a sensibilidade artística não deixará sem resposta o curioso.

O verdadeiro " angoleiro " não tem, em nenhum momento, o interesse de tornar " fácil ", para os observadores do "jogo", a interpretação dos seus movimentos mas exigir atenção especial para o universo cênico da Capoeira Angola. O " bailarino " traduz sua emoção sem se preocupar com uma estética pré-estabelecida mas com movimentos instintivos, através dos quais vai mostrando para a platéia sensível o que tem a exprimir. A expressão da força criadora do capoeirista angoleiro atinge sua plenitude quando acontece a íntima fusão entre a expressão e a forma associadas ao feeling.

A forma da Capoeira Angola é própria, o que eu chamaria de forma deformada para uma comparação com a forma objetiva racional. Daí, a Capoeira Angola não ter forma definida dentro do juízo objetivo, mas sim, subjetivo.

Só observará estética na Capoeira Angola, aquele que entendê-la como arte de homem, que um dia foi livre e naquele momento seu referencial primeiro foi a natureza, representada por todos os seus elementos, os quais já são estéticos na sua essência.

"Ninguém joga do meu jeito ", dizia Mestre Pastinha em sua singular sabedoria enquanto angoleiro que foi, o que significa dizer que na Capoeira Angola o belo e o feio se confundem com o objetivo de criar arte sem fragmentação.

 -----

·Minha luta (mestre Moraes)

 

Pra chegar onde cheguei/Pra chegar onde cheguei/Eu lutei sem descansar/ Hoje em dia eu nem penso/Em querer, nem vou parar/Minha luta é pra sempre/ Eu não penso em canseira/ Quero continuar na vida/ Fazendo por capoeira

CD 35 anos do GCAP (2015)

https://youtu.be/gZOgbh-_n-o

 

 

 

 -----

·Vamos lá brincar na roda (mestre Moraes 6/7/2009)

Todos os sábados, das 19:00 às 21:00, acontece a roda do GCAP no Forte Santo Antonio. Para uma boa relação com o nosso grupo e o mestre, alguns princípios precisam ser observados caso o visitante pretenda participar da roda:

1- Procure chegar, pelo menos, 15(quinze) minutos antes do início da roda.
2- Leve o uniforme do seu grupo ou academia, o qual deve estar limpo.
3- Evite comparecer sob o efeito de qualquer droga, lícita ou ilícita.
4- Vá disposto(a) a participar integralmente: jogando, cantando e tocando.
5- A energia da roda depende da sua presença até o final dela. Não se ausente antes do término.
6- É proibido filmar ou fotografar a roda sem prévio consentimento do mestre ou de quem o estiver representando.
7- Deixe a violência para outro momento diferente da roda.
Cumprindo estes princípios, as nossas portas estarão sempre abertas para qualquer capoeirista, independente de estilo ou procedência.